quarta-feira, 4 de abril de 2018

Alimentos Ricos Em Vitamina D



A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, que dissolve em gordura/óleo e é armazenada no organismo durante muito tempo. Ela é necessária para o bom funcionamento de muitos órgãos do corpo e ajuda a prevenir danos causados pelos radicais livres. Por isso é essencial consumir alimentos ricos em vitamina D.

Favorece a absorção do cálcio, é importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo. A carência dessa vitamina no corpo é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças autoimunes como esclerose múltipla e diminuição da expectativa de vida.

Neste artigo, vou mostrar quais são os alimentos ricos em vitamina D, e a sua importância para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.


Alimentos Ricos Em Vitamina D: OstNo entanto, é o sol o responsável por 80 a 90% de toda a vitamina D que o corpo recebe. Um adulto deve consumir, em média, cinco microgramas por dia dessa vitamina e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos diários.

Por isso é importante consumir alimentos ricos em vitamina D. Podemos encontrar nos alimentos dois tipos de vitaminas D: a vitamina D3 e D2. A primeira é a forma mais poderosa e efetiva da vitamina, sendo até duas vezes mais poderosa do que a D2.

Confira os principais alimentos ricos em vitamina D, especialmente de origem animal (3, 4):

– Óleo de fígado de bacalhau e Arenque fresco: uma das fontes mais generosas de vitamina D;

– Ostras: também são ricas em proteínas, baixas em calorias e possuem outros tantos nutrientes que proporcionam saúde para o organismo;

– Salmão: Seja cru, assado ou frito, além do sabor, é fonte de ômega 3 e outros nutrientes importantes para o corpo humano;

O consumo de peixes gordos aumentam a quantidade dessa vitamina no organismo de forma considerável. Mas não se esqueça que a principal fonte dessa vitamina para o nosso organismo é a exposição ao sol!

– Atum: contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, evitando doenças graves, como o câncer;

– Sardinha: também é rica em omega 3, e recomendada no combate aos diversos tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares;

– Ovos: principalmente a gema, pois se trata de uma fonte bastante importante de vitamina D, sendo indispensável no cardápio; o ovo é um dos alimentos ricos em vitamina D mais versáteis e nutritivos.

– Fígado de galinha e fígado bovino

– Laranja: também possui grandes quantidades de vitamina C e cálcio.

-Cogumelos shiitake: o processo de secagem dos cogumelos ajudam a liberar uma boa quantidade de vitamina D.

–Leite de amêndoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário