quarta-feira, 11 de abril de 2018

Excesso de vitamina D faz mal ?

Se você fica muito tempo sem tomar sol e não come gemas de ovos e peixes como sardinha, atum e salmão, é bem provável que você esteja com alguma deficiência de vitamina D, o que é ruim para os ossos e para o sistema imunológico. Mas você sabia que o problema oposto à carência vitamínica também pode ser prejudicial à saúde? O chamado excesso de vitamina D pode levar à ocorrência de derrames e infartos.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Copenhagen conduziram um estudo sobre concentrações altas e baixas de vitamina D e uma possível relação que elas teriam com a morte de 250 mil pessoas ao longo de sete anos.
A pesquisa revelou que tanto a carência quanto o excesso da vitamina no organismo podem levar um indivíduo à morte, em decorrência de uma série de problemas de saúde.
Segundo os cientistas, o nível ideal de vitamina D no organismo deve ficar em torno de 70 nanomol por litro de sangue. Muitas pessoas analisadas no estudo estavam ou com nível abaixo de 50 ou acima de 100 nanomol por litro, o que sugere que tanto a deficiência quanto o excesso da vitamina D poderiam estar relacionados com a causa da morte dos indivíduos analisados.

Efeitos do excesso de vitamina D

Segundo a nutricionista Tais Sant´Anna, especializada em suplementação nutricional pela Universidade de São Paulo (USP), o consumo em excesso de vitamina D, além de aumentar os riscos de AVC e infarto, pode também sobrecarregar os rins, em razão do aumento de absorção de cálcio.
Com isso, essa concentração elevada no sangue pode levar à calcificação de alguns tecidos, dentre eles o próprio rim. A consequência direta disso pode ser tanto uma incontinência renal quanto uma falência do funcionamento deste órgão.

Como evitar o excesso?

Como 90% da obtenção de vitamina D vêm do sol, é indicado se expor diariamente aos raios solares por cerca de 15 a 20 minutos. Isso já é suficiente para obter a quantidade necessária desta vitamina e garantir os benefícios que ela traz para o corpo.
Para evitar o excesso, é importante ter cuidado com a quantidade ingerida de suplementos alimentares que contêm a vitamina D. O mais indicado é consultar um médico para verificar se há ausência ou excesso dessa substância no organismo antes de começar qualquer tipo de dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário